O que são e quais são os extremófilos
Contextualização
Os extremófilos são organismos que têm a capacidade de sobreviver e prosperar em ambientes extremos que são considerados inóspitos para a maioria das formas de vida conhecidas pela humanidade .
Foram descobertos nas últimas décadas em ambientes como vulcões, desertos, regiões polares, fontes termais, lagos altamente salinos e até mesmo dentro de rochas. Além disso, esses organismos extremófilos exibem uma ampla variedade de tolerâncias notáveis que permitem sobreviver em condições adversas.
Alguns exemplos
Extremófilos termofílicos: São organismos que vivem em ambientes com altas temperaturas, como fontes termais vulcânicas. Além disso, eles são capazes de suportar temperaturas acima de 60°C e, em alguns casos, até mais de 100°C. Por fim, são exemplos notáveis as bactérias termófilas encontradas nas fumarolas submarinas.
Extremófilos halófilos: São adaptados a ambientes altamente salinos. Além disso, eles são capazes de sobreviver e prosperar em condições com concentrações de sal muito maiores do que as encontradas na água do mar, que possui aproximadamente 3,5% de salinidade. Por fim, alguns exemplos notáveis de halófilos: Haloquadratum walsbyi.
Extremofilo Psicrófilos: São organismos adaptados a ambientes de baixas temperaturas, como regiões polares, geleiras e águas geladas. Além disso, eles são capazes de sobreviver e se reproduzir em condições em que a maioria dos organismos não seria capaz de sobreviver. Por fim, aqui estão alguns exemplos de psicrófilos: Psychrobacter cryohalolentis.
Extremófilos Acidófilos: São organismos adaptados a ambientes altamente ácidos, com níveis de pH muito baixos. Além disso, eles são capazes de sobreviver e prosperar em condições que seriam letais para a maioria dos organismos. Por fim, aqui estão alguns exemplos de acidófilos: Acidithiobacillus ferrooxidans.
Finalmente
Podemos perceber que existem seres capazes de sobreviver em ambientes tão inesperados que até geram em nossos corações a sensação de sermos frágeis. Visto a capacidade de sobrevivência desses seres vivos, passamos a nos questionar se não seria possível haver vida fora da terra em outros planetas ou satélites naturais e até mesmo visitando nosso lar.
Além disso, surge em nossos corações uma expectativa e esperança na busca de vida fora da terra, pois, sabemos que fora de nosso planeta as condições para a sobrevida é extremamente complexa, porém, os Extremófilos vieram para nos mostrar que quase tudo é possível.
O assunto é tão relevante para a humanidade que existem programas nas faculdades federais e estaduais visando o aprimoramento do conhecimento acerca desses seres.